Hécate, deusa grega da bruxaria, das encruzilhadas, da noite e do submundo. Comumente representada na forma tríplice, personificando a mãe, a virgem e a anciã.
Essa ilustração começou a ser pensada no final de 2014, de uma maneira um pouco diferente (foi um desenho que saiu totalmente da minha cabeça), e que esperou pacientemente até que eu me sentisse preparada para levar o projeto adiante.
Eu sou fascinada por mitologia e, desde que tive contato com o Anuário da Grande Mãe, tenho me dedicado a estudar um pouco mais sobre o sagrado feminino. A figura de Hécate, com sua tríplice representação, tem um significado muito caro, me fazendo olhar para a Lidiane do passado, do presente e do futuro, questionar escolhas e tentar abrir caminhos, mesmo quando tudo parece sombrio.
Assim que decidi retomar essa ilustração, fiz um novo esboço, melhorando as expressões faciais e pensando mais na composição das três mulheres. Queria transmitir a ideia de raízes, de uma figura orgânica que toma a forma da deusa, banhada pela lua. Foi um desafio fazer a idosa, e não acredito que tenha alcançado um bom resultado, por isso pretendo estudar mais. O resultado final ficou assim:
Materiais utilizados
- papel Canson 180g;- lápis Mars Lumograph 4B e Bruynzeel 5B (está virando favorito);
- marcador dourado.
"Hécate é o arquétipo mais incompreendido da mitologia grega. Ela é uma Deusa Tríplice Lunar vinculada com o aspecto sombrio do disco lunar, ou seja, o lado inconsciente do feminino. E, representa ainda, o lado feminino ligado ao destino. Seu domínio se dá em três dimensões: no Céu, na Terra e no Submundo. Hécate é, portanto, uma Deusa lunar por excelência e sua presença é sentida nas três fases lunares. A Lua Nova pressupõe a face oculta de Hécate, a Lua Cheia vai sendo aos poucos sombreada pelo seu lado escuro, revelando o aspecto negativo da Mãe. E a Lua Minguante revela seu aspecto luminoso. É preciso morrer para renascer."
Fonte: As três faces de Hécate
Gostaria de ressaltar que esta é uma interpretação pessoal que fiz da deusa, a partir das minhas experiências, conhecimentos técnicos e teóricos e, até mesmo, limitações. Um blog que me ajuda muito, quando estou com dúvidas, é o Moon Girls Club, da Bruna e da Andressa, aproveito para deixar meu agradecimento. Quem tiver indicações de livros, sites e estudos sobre mitologias, pode deixar nos comentários, pois é um assunto que sempre me interessou.
Estou muito feliz com a evolução do meu traço, principalmente do início do ano para cá, e do foco que consigo dar para cada trabalho. Certamente, essa ilustração vai entrar para o conjunto das divisoras de águas da minha vida, pois representa muitas coisas boas. Essa coleção já está disponível no meu studio no Colab55 e, na compra de dois sketchbooks, o frete é grátis para todo o Brasil. Não esqueça de clicar no coração, ao lado do preço, pois isso ajuda (muito) na divulgação dos meus produtos.
Parabéns Lidiane! A ilustração ficou muito bonita. Mais uma vez você deu um show, encorpando o conceito utilizado para criar a ilustração.
ResponderExcluirAbraços!
Obrigada, Mateus! Sempre é um exercício super importante agregar o conceito que está na nossa cabeça com aquilo que colocamos no papel.
ExcluirAbração!
Achei lindo! Parabéns! Adoro mitologia e a Hécate é uma das deusas que mais gosto. Adorei descobrir um pouco mais sobre ela no seu post e ver a sua interpretação. O desenho ficou muito bem feito na minha humilde opinião, incluindo a idosa. Parabéns mesmo.
ResponderExcluirObrigada, Mayara!
ExcluirSe você curte mitologia, vai gostar desse livro que indiquei, ele é super completo.
Foi minha primeira experiência desenhando uma idosa, quero fazer outras agora, para treinar.
Obrigada pelo carinho!
Beijo :*
Nossa! Que maravilhoso seu desenho! Confesso que desde quando postou no Twitter ele ainda em progresso eu já fiquei apaixonada e fiquei esperando pelo resultado. Enquanto isso fiquei pesquisando sobre a Hécate, pois eu não conhecia essa deusa e fiquei mais apaixonada ainda. Os gregos são fantásticos, né? Parabéns por mais um trabalho maravilhoso :)
ResponderExcluirOi Nani, muito obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha curtido <3
ExcluirA mitologia grega é maravilhosa, mesmo sendo uma das mais conhecidas, ainda existem muitas divindades que são pouco conhecidas. Eu mesma só conheci o mito de Hécate mais a fundo ao ler "Deusa da Rosa", da P.C. Cast.
Beijos! :*
Muito lindo! *_* Já tinha amado o rascunho, e vê-lo pronto, é de chorar T___T pra variar, sempre arrasando nos desenhos e conceitos! <3
ResponderExcluirObrigada pelo carinho de sempre, Bia! Acho que é a primeira vez na minha vida que a confiança está superando a autocrítica o//
ExcluirBjs :*
Sou apaixonada por mitologia e amei a sua versão das deusas. Seu trabalho está a cada dia mais lindo e o que me chama muita atenção é seu uso reduzido de materiais mas que que no final sai essa obra super completa e profunda! Eu iria adorar ir numa exposição sua, seu traço é admirável!!!
ResponderExcluirUm livro que estou lendo atualmente (um dos livros) é "O livro de ouro da Mitologia: História de Deuses e Heróis". Comprei ele há alguns anos atrás, mas devido a um projeto estou começando a lê-lo.
www.izcordeiro.com.br
Oi Iza, muito obrigada! Eu tenho me "forçado" a trabalhar com poucos materiais até mesmo como forma de poder desenhar em locais públicos.
ExcluirEu sempre vejo esse livro em promoção nas Americanas e fico com vontade de comprar, a Tati Feltrin já tinha recomendado, acho que vou investir!
Beijos :*
Ficou SUPER bacana essa ilustra!!!
ResponderExcluirE a camiseta ficou demais com ela =O
Obrigada, Chell! <3
ExcluirBjs
Só agora em 2020 que acessei você! Hécate representada belíssima por você! Gratidão mulher!
ResponderExcluirDesejo que ainda seja possível acessar essa camisa linda!
Oi Rebeca! Muito obrigada pelo carinho :)
ExcluirEu retirei essa arte da minha loja, mas é possível encontrar outra versão da deusa Hécate feita por mim: https://www.colab55.com/@lidydutra/posters/hekate
Abraços!
Que lindo!
ResponderExcluir