Depois de alguns dias parada, voltei a produzir, e aproveitei para testar o papel Nostalgie, da Hahnemühle, que tem uma textura satinada e alta alvura, ideal para trabalhar com técnicas secas. Já tinha testado com o grafite (vou colocar a foto mais abaixo), mas quis usar também lápis de cor, para ver como se comportava, e achei o resultado parecido com o Layout 180, da Canson.
A imagem de referência veio de uma revista gringa, a modelo estava usando uma blusa verde muito linda, que eu quis reproduzir. O trabalho com lápis de cor segue a mesma ordem que a aquarela: primeiro, marco os valores e sombras com roxo, para depois construir com os marrons, laranjas e rosados o tom de pele que desejo. Para os cabelos, ao invés do efeito "fio-a-fio" que costumo usar, preferi uma massa de cor com bastante textura marcada. O legal desse papel é que como ele é muito liso, todas as texturas produzidas são do material e da força que aplicamos, e não da superfície.
Aqui em cima, o resultado do estudo que fiz com grafite, no mesmo papel. Usei lápis 4B, se não me engano. O esfumado fica totalmente uniforme, sem marcas de ranhuras que papéis mais texturados costumam deixar (como o Canson 200g - veja aqui uma ilustração feita nesse papel). E o resultado da minha Tumblr Girl:
Materiais utilizados
- Papel Nostalgie 190g Hahnemühle;
- Lápis de cor Polycolor Koh-I-Noor;
- Marcadores Copic;
- Canetinha com glitter da Giotto para os corações.
- Lápis de cor Polycolor Koh-I-Noor;
- Marcadores Copic;
- Canetinha com glitter da Giotto para os corações.
Oiê, Lidy! Adorei esse estudo de grafite nesse fundo. Já pensou em trabalhar com colagens? Acho q pode ser interessante! 😘
ResponderExcluirOi Lila!!!! Só agora, trabalhando com os pequenos, que comecei a pensar nas possibilidades da colagem, que são várias. Acho que vou tentar trazer algo assim para meu sketchbook novo, para ir treinando.
ExcluirBjs
O desenho ficou bem bonito Lidy!
ResponderExcluirAdorei como distribuiu suavemente as cores. O papel Desenho 200 para lápis de cor, deixa uma textura muito marcada. Dependendo do desenho, isso acaba estragando o trabalho. Tem muito tempo que não faço nada com lápis de cor, ando com pouca paciência e tempo para fazer trabalhos assim. Então, vamos de guache e aquarela mesmo. kkkkk
Abraços!
Obrigada, Mateus!
ResponderExcluirO desenho 200 tem disso, mesmo. Por isso tenho preferido os mais satinados para colorir com lápis.
Estou sem tempo para produzir, esse foi praticamente o último trabalho que consegui finalizar. Espero voltar à frequência com o inktober.
Abraços!!