Hekate Astrodia, a caminhante das estrelas, é um dos muitos epítetos da deusa (para conhecer outros epítetos, acesse este link). Eu venho representando Hekate há alguns anos, e quanto mais estudo, mais agrego informações aos meus trabalhos. Para esse, quis colocar alguns elementos bem significativos, como: o manto, as chaves e a coroa, como também conferir à figura uma postura mais régia, mas também que passasse muita tranquilidade, como um ser que viveu muitas eras.
De acordo com o livro Bruxaria Hekatina, da Marcia C. Silva, numa representação romana que se encontra no Vaticano, Hekate aparece coroada com uma coroa de sete raios. Esses raios, segundo a autora, "são associados com a lua e representam Hekate iluminando a escuridão." (p. 58) Lembrou uma outra estátua famosa? Pois essa associação é meramente especulação, e não há nenhuma comprovação de que existe relação entre a deusa e a Estátua da Liberdade. Já as estrelas "podem simbolizar o papel de Hekate como guia, como os marinheiros faziam na Antiguidade." (p.64)
Usei o papel Aquarela XL da Canson, que não garante uma performance 100%, principalmente na absorção da tinta, por isso, lancei mão das aquarelas da White Nights, que funcionam em praticamente todos os tipos de papel. Assim, consegui preservar todos os efeitos de cor e cobertura que queria.
Fiz o fundo com uma tinta arroxeada bem granulada, em seguida cobri a pele com uma mistura de marrom, ocre e vermelho, e o cabelo com uma camada bem espessa. Depois, fui para o manto. Finalizei com os detalhes em dourado das estrelas (sete em cada lado) e a coroa. O resultado:
Materiais utilizados
- Papel para aquarela XL Canson;
- Aquarelas White Nights;
- Pinceis da Shein;
- Marcador dourado Pentel.
Comentários
Muito obrigada pela visita e por deixar o seu recado. Por favor, leve em consideração a data do post, pois minha opinião pode ter mudado com o tempo, e alguns links podem estar quebrados. Mantenha o respeito por mim e por quem frequenta este espaço, permanecendo gentil e cordial nesta caixa de comentários.